Minicursos e Oficina Pedagógica - 6º Seminário do GPLV e 1º Seminário de Linguística



MINICURSO: Práticas de leitura em sala de aula, utilizando o método científico
Ângela Nubiato Lopes (UFMS/CPTL)

A partir das ideias de Bordini e Aguiar, presentes em Literatura: a formação do leitor literário - alternativas metodológicas (1993), o respectivo minicurso aborda propostas metodológicas para o ensino de leitura literária em sala de aula, utilizando contos do escritor mineiro Luiz Vilela como corpus literário para as atividades práticas.

Público-alvo: Docentes, pesquisadores, alunos de graduação e profissionais da educação que se interessem pela formação do leitor literário.
Carga horária: 4 horas
Número máximo de participantes: 20 pessoas
Material necessário: Estojo com canetas e canetinhas
Inscrições:  As inscrições online foram encerradas. Quem ainda não tiver feito sua inscrição, pode fazê-la dia 18/04/2016, das 7h às 8h, in loco, enquanto houver vagas.

MINICURSO: Faces do autoritarismo: vozes dissonantes na obra de Luiz Vilela (1967-1983)
Pauliane Amaral (UFMS/CPTL)

Neste minicurso abordamos as narrativas do escritor mineiro Luiz Vilela publicadas entre os anos de 1967 – quando o escritor lançou seu primeiro livro, a premiada coletânea de contos Tremor de terra – e 1983, quando o escritor lança o romance Entre amigos, no qual o exercício estético de fôlego de uma narrativa em que predomina o diálogo entre as personagens alia-se a uma temática comum ao período: a invasão da cultura de massa norte-americana no Brasil aliada ao proclamado crescimento econômico do país.No período que contempla o recorte proposto o escritor publicou cinco livros de contos, três romances e uma novela. A análise dos temas abordados por essas narrativas será o ponto de partida para mostrar como a construção das personagens e dos espaços nessas narrativas refletem uma visão de mundo dotada de um ceticismo próprio, no qual o autor-criador se vale da atmosfera opressiva que marcou o cenário sócio-político brasileiro nos decênios de 1960 e 1970, até sua gradual dissolução na abertura política no início de 1980, para construir narrativas em que eclode tanto a denúncia social mais explícita quanto uma crítica sutil à classe média e sua moralidade contestável.

Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Letras e História.
Carga horária: 3 horas
Número máximo de participantes: 20 pessoas
Inscrições:  As inscrições online foram encerradas. Quem ainda não tiver feito sua inscrição, pode fazê-la dia 18/04/2016, das 7h às 8h, in loco, enquanto houver vagas.



MINICURSO: Corpo, sexualidade e narrativas cinematográficas

Prof. Dr. Miguel Rodrigues de Souza Neto (UFMS/CPAQ)

Número máximo de participantes: 25 pessoas
Inscrições:  As inscrições online foram encerradas. Quem ainda não tiver feito sua inscrição, pode fazê-la dia 18/04/2016, das 7h às 8h, in loco, enquanto houver vagas.


OFICINA PEDAGÓGICA: Leitura para apreciar contos

Luciene Lemos de Campos (SED-MS)

A Literatura apresenta-se como ferramenta significativa para o trabalho interdisciplinar em sala de aula. Embora existam muitas discussões e estudos referentes às questões do ensino de literatura e da prática da leitura literária, ainda se constata uma carência de ações pedagógicas que produzam resultados capazes de reverter o contexto das deficiências desse ensino em nosso País. Esta oficina almeja apresentar estratégias pedagógicas para o trabalho com leitura literária na Educação Básica. A proposta fundamenta-se em Aguiar & Bordini (1988), Literatura: a formação do leitor - alternativas metodológicas, Kleiman (1996) Oficina de Leitura: teoria e prática, Silva Tietzmann (2009) Leitura literária & outras leituras e Baldi (2009) Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. Tem como objetivos estimular a leitura literária de contos como experiência estética, aperfeiçoar a compreensão leitora e as possibilidades de se trabalhar com a produção de gêneros textuais diversos, a partir de narrativas ficcionais curtas.

Público-alvo: profissionais da educação regular que se interessem pela formação do leitor literário.
Número máximo de participantes: 20
Tempo de duração: 4 horas
Inscrições: As inscrições online foram encerradas. Quem ainda não tiver feito sua inscrição, pode fazê-la dia 18/04/2016, das 7h às 8h, in loco, enquanto houver vagas.