quarta-feira, 19 de abril de 2017

Debates, minicursos e comunicações no Seminário de Ituiutaba

   O segundo dia do 50 anos de Tremor de Terra e 8º Seminário do GPLV foi palco de diversas atividades acadêmicas. 

    Pela manhã, ocorreram os tradicionais debates de projetos acadêmicos desenvolvidos por membros do GPLV. Os 12 projetos foram divididos por eixos temáticos - "Literatura de Autoria Feminina", "Quatro faces da obra de Luiz Vilela" e "Luiz Vilela e a literatura na escola" - tendo cada eixo um debatedor: respectivamente, Profª Drª Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha (UFU); Prof. Dr. Wilton Barroso Filho (UnB); e Prof. Dr. Yvonélio Nery Ferreira (UFAC).

     Três minicursos foram ministrados no período vespertino.

   A professora da rede estadual de ensino de São Paulo Karina Torres Machado, mestre pelo Profletras da UFMS de Três Lagoas, ministrou o minicurso "Tremor de Terra: estratégias para a formação leitora e escritora", que propôs o oferecimento de metodologias e questões teóricas para aprofundar os conhecimentos e as práticas de ensino que envolvam o texto literário e a produção escrita no contexto escolar.

      O silêncio na obra de Luiz Vilela foi tema do minicurso "Silêncios possíveis em narrativas de Luiz Vilela", ministrado por Yvonélio Nery Ferreira, professor doutor da Universidade Federal do Acre.

     Ana Paula Caixeta e Wilton Barroso Filho, professores da UnB, ministraram o minicurso "Epistemologia do Romance", que propõe uma leitura das obras literárias a partir dos pressupostos da Epistemologia, da Estética e da Hermenêutica.

      No período noturno, foram realizadas sessões de comunicações orais, seguidas pela palestra de encerramento "Luiz Vilela: registros intermináveis de propriedade, do Tremor de Terra (1967) ao mais recente livro, a novela O filho de Machado de Assis (2016)", pela professora Wania de Souza Majadas, uma das pioneiras nos estudos acadêmicos sobre a obra de Luiz Vilela.



Profª Betina debatendo projetos de pesquisa.



Debate de projetos de pesquisa em "Literatura de autoria feminina".



Prof. Wilton em debate de projeto de pesquisas.



Minicurso "Silêncios possíveis em narrativas de Luiz Vilela", por Yvonélio Nery Ferreira.



Karina Torres Machado ministrando o minicurso "Tremor de Terra: estratégias para a formação leitora e escritora".



Wilton Barroso Filho e Ana Paula Caixeta ministrando o minicurso "Epistemologia do Romance".



Sessão de Comunicações - Mesa 1.



Sessão de comunicações - Mesa 2.



Sessão de comunicações - Mesa 2.



Sessão de comunicações - Mesa 2.



Sessão de comunicações - Mesa 3.



Professora Wania de Souza Majadas proferindo a palestra de encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário