sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Trabalho sobre Ensino de Literatura está disponível na Fortuna Crítica do Blog

A dissertação Luiz Vilela em contexto extracurricular: alternativas metodológicas para o ensino de literatura já está disponível no Blog. A pesquisa foi realizada por Ângela Nubiato Lopes em um colégio privado de Araçatuba, SP, tendo por orientador o Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, e sendo co-orientadora a Prof.ª Dr.ª Eunice Prudenciano de Souza. 

Em sua pesquisa-ação, Ângela Nubiato Lopes trabalhou no âmbito da escolarização da literatura, aplicando de início as alternativas metodológicas propostas por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar na obra Literatura: a formação do leitor ─ alternativas metodológicas (1993); na pesquisa, alunos do Ensino Fundamental leram inicialmente, diversos contos de Luiz Vilela; em um segundo momento, com a criação de Círculos de Leitores, foram lidas as novelas O choro no travesseiro (1979) e Bóris e Dóris (2006), também do escritor mineiro.

Confira abaixo o resumo do trabalho:

A proposta do projeto pedagógico, cuja aplicação é relatada nesta dissertação, abordou a problemática da aprendizagem do ensino de leitura literária em sala de aula e caminhos que visam contribuir na formação do leitor literário. A pesquisa, dividida em dois grandes momentos, desenvolveu, na primeira fase, a descrição e aplicação das cinco alternativas metodológicas concebidas por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar, apresentadas no livro Literatura: a formação do leitor ─ alternativas metodológicas (1993). A segunda fase se desenvolveu com a criação de um Círculo de Leitura nos moldes propostos inicialmente por Luzia de Maria, no livro O clube do livro: ser leitor, que diferença faz? (2009), conceito posteriormente incorporado por Rildo Cosson em Círculos de leitura e letramento literário (2014). Como corpus literário para aplicação da pesquisa, utilizou-se contos e novelas do escritor mineiro Luiz Vilela. As obras de Vilela tratam de temas universais, permitem a expansão do pensamento crítico e foram selecionadas narrativas adequadas à faixa etária dos alunos. Entre os alunos do ensino fundamental que participaram do projeto, os textos despertaram grande interesse e motivação, resultando em análises críticas e sensíveis da realidade. As alternativas, no primeiro momento, e o Círculo de Leitura, no segundo momento, em conjunto com a obra de Luiz Vilela, pareceram adequadas, uma vez que as metodologias e a proposta do Círculo decorrem de um longo processo de pesquisa em que foram validadas e reestruturadas. Para despertar nos alunos o interesse de se tornarem leitores literários, optamos por oferecer as aulas fora do período obrigatório, utilizando autor brasileiro que expõe temas com profundidade e sensibilidade, ao mesmo tempo em que propicia reflexão crítica sobre a linguagem e a sociedade. Os resultados da pesquisa demonstram a importância tanto da aplicação das alternativas quanto da formação do Círculo de Leitura e a necessidade de adaptá-los ao público ao qual a proposta é direcionada. Mostraram também que a escolha de textos literários fora dos best-sellers e das imposições da indústria cultural e da cultura de massa resultam em formação literária e crítica que normalmente não verificamos na escolarização da literatura, nos moldes escolares triviais.

Para acessar o trabalho, clique aqui.

Nesta perspectiva de Ensino de Literatura em sala de aula com a obra de Luiz Vilela, destacamos, também, o trabalho de Karina Torres Machado, Literatura,escolarização e práticas de ensino: a recepção de contos de Luiz Vilela no Ensino Fundamental, com abordagem no contexto de escola pública. Confira-o aqui.

Para outros trabalhos sobre a obra de Luiz Vilela no âmbito da escolarização da literatura, confira a aba “Sala de aula”. 

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