domingo, 5 de fevereiro de 2017

O Filho de Machado de Assis - 16

Livros

Sala de Leitura

Confira as dicas de Jane Regina Mathias

Jane Regina Mathias é advogada
janerm@sinos.net

O Filho de Machado de Assis (Record, 129 p., R$ 39,90), Luiz Vilela. Um professor O Filho de Machado de Assisuniversitário encontra evidências de que o escritor Machado de Assis – contrariando o que escrevera ao fim de As memórias Póstumas de Brás Cubas – tem, de fato, um herdeiro. Com seu estilo enxuto e diálogos inconfundíveis onde quase somos capazes de ouvir os protagonistas em ação, Luiz Vilela prende a atenção do leitor através das indagações do Professor Simão e de seu aluno, Mac, sobre a descoberta que poderá mudar para sempre o universo das letras e da literatura machadiana. Trecho: “Estava eu fazendo uma pesquisa para um trabalho – o trabalho não vem ao caso, é de somenos –, estava eu lá, na Biblioteca Nacional, mergulhado naquela papelada antiga, quando de repente, numa passagem de... ‘De...’, eu repeti, esperando. Ele deu um sorriso, um sorriso meio maroto. ‘Me desculpe, meu caro; apesar de toda a minha confiança em você, confiança que ainda há pouco acabei de reiterar, eu não vou dar todos os detalhes do que eu quero lhe contar. Para lembrar outra expressão popular, eu vou contar o milagre; o santo fica para depois...’ ‘Está bem, professor, não se preocupe; eu saberei esperar pelo santo...’”.

http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2016/10/noticias/regiao/2008058-sala-de-leitura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário