segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Professora da UERJ desenvolve atividades do 7º Seminário do GPLV e 2º Seminário de Linguística

Onze anos de correspondência: os machados de Assis

Maria Cristina Cardoso Ribas
Editora  PUC-Rio
Editora 7 Letras
2008

DEFINIDAS AS PRIMEIRAS ATIVIDADES NA REPROGRAMAÇÃO 
DO 7º SEMINÁRIO DO GPLV E 2º SEMNÁRIO DE LINGUÍSTICA

As atividades do 7º Seminário do GPLV e 2º Seminário de Linguística, após o adiamento exposto em nota publicada aqui, estão sendo remarcadas. A abertura do evento seria com Conferência da Profa. Dra. Maria Cristina Cardoso Ribas (UERJ), que também debateria projetos do Seminário e ministraria um minicurso. Todas essas atividades foram remarcadas, e serão realizadas com a seguinte programação:
Dia 12/12, às 13h30 – Seminário de Pesquisa
Sala: Sala de Acervos Literários do GPLV,
            Câmpus 1, UFMS, Três Lagoas

Projetos em debate:


1.....Karina de Fátima Gomes, projeto de doutorado sanduíche: A concepção de infância em contos de Alciene Ribeiro..

2.  Letícia Alvarez Mendes, pré-projeto de mestra-do: Augusto  César Proença: Acervo e Fortuna Crítica.

3. Nathália Soares Fontes, pré-projeto de mestrado: A consciência do feminino nos contos de Alciene Ribeiro.

4. Katria Gabrieli Fagundes Galassi, pré-projeto de doutorado: A Fortuna Crítica de Judith Grossmann.

5.  Maria do Socorro Pereira Soares Rodrigues do Carmo, projeto de mestrado: Alciene Ribeiro: uma vida registrada em Acervo.

Dia 12/12, às 20h – Conferência
Sala: Sala por definir,
          Câmpus 1, UFMS, Três Lagoas
Acervos literários: a prática, a teoria, a experiência - meu caso de amor com Machado de Assis, por Maria Cristina Cardoso Ribas (UERJ)
Relato de pesquisa realizada na Academia Brasileira de Letras, no Arquivo Machado de Assis, do Centro de Memória da ABL. A documentação, constituída majoritariamente de manuscritos, abre um leque de possibilidades interpretativas sobre os perfis de Machado e permite reconhecer o foco oblíquo com que o “bruxo” radiografa a sociedade carioca do século XIX em sua passagem para o XX. A reconhecida obliquidade da lente machadiana ganha novas cores e máscaras no exame cuidadoso do acervo.

Dia 13/12, às 19h – Minicurso
Sala: Sala por definir,
          Câmpus 1, UFMS, Três Lagoas
Resumo:
Literatura e(m) Cinema: por um
novo olhar sobre Adaptação

Maria Cristina Cardoso Ribas
(UERJ)

Diante da crescente demanda pelos estudos das narrativas contemporâneas que recolocam em cena o diálogo Literatura e outras linguagens, vimos propor uma reflexão sobre Adaptação de textos literários pelo cinema. Pretendemos discutir, do ponto de vista do pesquisador da área de Letras, o conceito de adaptação (Hutcheon, 2006) e seus desdobramentos, sobretudo quando erigidos a partir de condicionamentos prévios que direcionam as análises usuais sobre o tema de forma redutora. No processo de migração entre as narrativas literária e fílmica, a perspectiva tradicionalista as estigmatiza, respectivamente, em texto fonte e texto derivado (STAM, 2000), numa ordem hierárquica quase insolúvel e avessa ao método comparativista (CARVALHAL, 2006). Tais estigmas serão postos em xeque a partir de tópicos da teoria literária circunscritos a: (1) noção de sujeito, autoria; (2) postulados de originalidade, continuidade e fidelidade; e (3) cadeia linear origem, meio e fim. Como problematização da proposta, faremos, ainda, um breve estudo comparativo do conto de Machado de Assis “Pai contra Mãe” (Relíquias da Casa Velha, 1906) e o filme de Sergio Bianchi, “Quanto vale ou é por quilo” (2005). Esperamos trazer, ao debate, tópicos usualmente aceitos como dispositivos de valorização e validação das narrativas em jogo e, em última análise, da obra artística e do próprio discurso crítico sobre a arte e que obliteram o nosso olhar sobre a produção artística na contemporaneidade.
Palavras-chave: Adaptação, Literatura e cinema, Migração de narrativas, Machado de Assis, Sergio Bianchi.

As demais atividades do evento serão informadas assim que forem reprogramadas. Como consta na nota sobre a modificação da estrutura da programação do 7º Seminário do GPLV e 2º Seminário de Linguística, “o evento será reprogramado, com suas atividades sendo distribuídas ao longo dos próximos meses”. Dúvidas ou pedido de informações, entre em contato, por favor, pelo e-mail 
“Seminário do GPLV” <seminariogplv@gmail.com>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário