sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Marchezan falará sobre o conto no Seminário do GPLV

        O 7º Seminário do GPLV e 2º Seminário de Linguística acontecerão nos dias 23, 24 e 25 de novembro, com comunicações, oficinas, minicursos, mesas-redondas e palestras, além do I Congresso do GPLV. O evento acontecerá no Câmpus 1 da UFMS de Três Lagoas.

     Do GPLV, estão confirmadas as participações de Ângela Nubiato Lopes, Elcione Ferreira Silva, Eunice Prudenciano de Souza, Igor Iuri Dimitri Nakamura, Kelcilene Grácia Rodrigues, Lucas Rodrigues Neves, Marcos Rogério Heck Dorneles, Maria do Socorro Pereira Soares Gonzaga do Carmo, Mateus Antenor Gomes, Pauliane Amaral, Rauer Ribeiro Rodrigues e Rodrigo Andrade Pereira, estudiosos da obra de Luiz Vilela.

     Diversas outras atividades já estão confirmadas, com professores da Unesp, da UnB, de outros campi da UFMS e de outras instituições de ensino superior. Esses professores, além de debaterem os projetos de pesquisa e as pesquisas em andamento da área de Estudos Literários do PPG-Letras do CPTL / UFMS, proferirão palestras ou ministrarão minicursos.

         Já está confirmada, por exemplo, a palestra do Prof. Dr. Luiz Gonzaga Marchezan, da Unesp de Araraquara, um dos maiores estudiosos brasileiros do conto. Eis o título e breve resumo de sua fala:


POE, LEITOR DE BALZAC
Estudaremos dois contos: "A obra-prima inacabada" (1831), de Honoré de Balzac (1799/1850), e "O retrato oval" (1842), de Edgar Allan Poe (1809/1849). Examinaremos o modo como os autores, situados entre dois ideários modernos distintos – o realista e o pós-romântico, por meio de suas personagens – pintores fascinados com a própria criação, voltam-se para pontos de vista divergentes acerca do compromisso do artista com a criação e a recepção da obra de arte, momento também em que Edgar Allan Poe mostra-se leitor de Honoré de Balzac.

        Novas notícias sobre o evento serão publicadas em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário