segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Coordenador do GPLV tem artigo sobre Luiz Vilela publicado


A revista Acta Scientiarum.Language and Culture, da Universidade Estadual de Maringá-UEM, acaba de publicar edição, referente ao terceiro trimestre de 2015, com artigo “O moderno e o contemporâneo: relações dialógicas entre Poe e Vilela”, assinado pelo coordenador do GPLV, Prof. Rauer Ribeiro Rodrigues, e pelas Profs. Londina da Cunha Pereira de Almeida e Maria da Luz Alves Pereira.

Apoiado pelos estudos de Mikhail Bakhtin, o artigo discute as relações dialógicas entre os contos “Nunca aposte sua cabeça com o diabo-conto moral”, de Edgar Alan Poe, e “A cabeça”, de Luiz Vilela. Eis um belo texto que vale a pena conferir.

        O resumo do artigo segue abaixo:

Partindo da concepção bakhtiniana de que um discurso se encontra com outro e participa com ele de uma interação viva e tensa, este artigo tem por objetivo observar e descrever a relação dialógica existente entre os contos Nunca aposte sua cabeça com o diabo — conto moral, de Edgar Allan Poe, e A cabeça, de Luiz Vilela, conto da obra homônima. Considerando que ambos os textos apresentam um viés satírico, pretende-se investigar como essa perspectiva é desenvolvida em cada um e em que pontos eles se aproximam e se distanciam. Para isso, elegemos como referencial teórico os estudos de Mikhail Bakhtin, em Estética da criação verbal e Problemas da poética de Dostoiévski. Concluímos que a proposta de Poe, representativa do conto moderno, é retomada e subvertida por Luiz Vilela, que estabelece um novo modo de narrar para o conto. Palavras-chave: dialogismo, gênero conto, sátira.


Para ter acesso a versão completa do artigo, clique aqui ou aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário