quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Consistências pós-modernistas na contística de Luiz Vilela são discutidas na dissertação de Thiago Fagundes Silva



A dissertação Inadequados e incomunicáveis: um passeio pelas ruínas da modernidade nos contos de Luiz Vilela, defendida em maio de 2015 por Thiago Fagundes Silva no Mestrado em Estudos Literários da Unimontes, orientada pela Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia Silva Dionísio Santos,está disponível aqui.

Eis o resumo do trabalho:
SILVA, Thiago Fagundes. Inadequados e incomunicáveis: um passeio pelas ruínas da modernidade nos contos de Luiz Vilela. Montes Claros, 2015, 125 fls. (Dissertação de Mestrado, Estudos Literários) — PPGL/UNIMONTES.

Luiz Vilela, ainda que tenha se dedicado a outros gêneros, como o romance e a novela, é comumente apontado pela crítica literária como grande expressão do conto brasileiro contemporâneo. Esta dissertação se propôs à análise de sua contística a partir de narrativas selecionadas dos volumes A cabeça (2002), O fim de tudo (1973), Tarde da Noite (1970), No Bar (1968) e Tremor de Terra (1967). Por meio do método teórico-bibliográfico de análise de textos, intencionamos discutir a verve contística do escritor mineiro em interface com a Teoria do Conto e com a tradição do conto brasileiro, assim como buscamos situar a obra do autor na cena literária da qual emerge, discutindo consistências pós-modernistas de sua produção literária em face desse cenário. Discutimos, também, as temáticas da crítica do progresso, da inadequação do sujeito aos mecanismos niveladores civilizatórios e da incomunicabilidade da experiência humana, questões que acreditamos serem centrais para a compreensão da contística de Vilela. Encontramos, como resultado dessas inquietações, o tensionamento do discurso da modernidade, que se compreende como projeto racionalista utópico calcado na professada fé na ciência e na técnica, bem como, vislumbramos um horizonte pós-utópico que se afirma por sobre as ruínas desse projeto iluminista para o mundo. Essas ruínas, acreditamos, estão representadas no espaço ficcional dos contos do escritor mineiro.


PALAVRAS-CHAVE: Literatura Brasileira; Tradição e Modernidade, Luiz Vilela; Conto; Inadequação e Incomunicabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário