segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Estudiosos de Vilela, em evento, no sertão mineiro

por Lucas Fernando Gonçalves
de Montes Claros, MG

O Grupo de Pesquisa Luiz Vilela participou, nos dias 7, 8 e 9 de outubro, do VII Seminário de Pesquisa em Literatura e Criação Literária, no Câmpus Darcy Ribeiro da Unimontes, em Montes Claros, MG. Os pesquisadores ministraram minicurso, participaram da discussão de projetos, tiveram trabalhos em GT e apresentaram palestras.
As pesquisadoras Dra. Eunice Prudenciano de Souza, Me. Karina Torres e mestranda Angela Lopes ministraram, nos dois primeiros dias, o minicurso “Práticas de Leitura Literária em sala de aula”.
Projetos de mestrado e doutorado de pesquisadores do GPLV foram apresentados e discutidos em público no evento. Angela Lopes obteve uma ótima recepção com seu estudo, em andamento, sobre “Luiz Vilela no ensino fundamental: alternativas metodológicas e formação de leitores”; Lucas Rodrigues foi bem elogiado ao apresentar seu texto “Luiz Vilela: acervo literário e onomástico”; Me. Karina Torres recebeu importante reconhecimento, quanto ao método utilizado, em sua pesquisa “A leitura em sala de aula: estratégias para uma prática de compreensão leitora”, e a Ms. Elcione Ferreira foi aplaudida pela construção, teórica e crítica de seu trabalho “O sagrado e o profano nos romances: Graça e Perdição, de Luiz Vilela”.
A presença do GPLV, na Unimontes, finalizou com uma apresentação em GT, da Me. Karina Torres, sobre “A leitura literária em sala de aula: um processo de construção de sentidos”; e duas importantes palestras: Dra. Eunice Prudenciano de Souza expôs sobre “A representação do feminino na obra de Luiz Vilela” e o líder do GPLV, Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, discorreu sobre “A mineiridade na obra de Luiz Vilela”.
Veja abaixo algumas fotos da participação de membros do GPLV em diversas atividades do evento da Unimontes.

Lucas Gonçalves, Elcione, Lucas Neves e Eunice, no Câmpus Darcy Ribeiro

Karina, em momento do minicurso sobre práticas de leitura em sala de aula com contos de Luiz Vilela

Acadêmicos da Unimontes tomam contato com o material do minicurso sobre práticas de leitura

Participantes e convidados do Seminário confraternizam na Sala Guimarães Rosa


Lucas Neves e Rauer com mural da Sala Guimarães Rosa no Curso de Letras da Unimontes

Evaldo Balbino, da UFMG, com Eunice e Rauer, do GPLV, no início da sessão de palestras

Profa. Rita Dionísio, da Unimontes, e Lucas Neves, do GPLV, no Solar dos Sertões

No Solar dos Sertões, Elcione, Rauer, Angela, Lucas Neves e o anfitrião, Lucas Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário