quarta-feira, 17 de junho de 2015

Thiago Fagundes Silva defende dissertação na Unimontes

        "Eu tinha 14 anos, lia os livros da Série Vagalume, e então li Tarde da noite, do Luiz Vilela, e isso mudou minha vida." A declaração foi feita pelo mestrando Thiago Fagundes Silva na apresentação de abertura na defesa de sua dissertação, Inadequados e incomunicáveis: o humano em ruínas nos contos de Luiz Vilela, no Programa de Pós-Graduação em Letras / Estudos Literários da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ocorrida neste  17 de junho de 2015. A orientação da pesquisa foi da Profa. Dra. Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, tendo composto a banca os professores doutores Telma Borges da Silva (Unimontes) e Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS), líder do GPLV - Grupo de Pesquisa Luiz Vilela.

        Para Thiago Fagundes Silva, a "amargura aflitiva diante do moderno iluminista racional" gera a tensão de base dos conflitos encenados pela ficção de Luiz Vilela, marcada pela "falência dos sonhos", pela desilusão do fim das utopias, pelo desalento diante do progresso destruidor, pelo mal-estar com a civilização, pela desertificação do humano na vivência do vazio existencial, da solidão na metrópole, da incomunicabilidade na era da comunicação instantânea.

        "Todas essas temáticas", assevera Thiago no resumo da dissertação, "são apreensíveis no espaço ficcional" dos contos de Luiz Vilela, surgindo "como produtos do olhar de sua literatura por sobre aspectos sociais e filosóficos acerca do mundo contemporâneo".

       Confira alguns flagrantes da defesa.

Profa. Dra. Telma Borges da Silva (Unimontes), Mestre Thiago Fagundes Silva, Profa. Dra. Rita
Dionísio (Unimontes, Orientadora) e Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS, GPLV)


Thiago Fagundes Silva


Thiago Fagundes Silva


Thiago Fagundes Silva e Prof. Rauer, após a Banca

Página de rosto da Dissertação

Nenhum comentário:

Postar um comentário