quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Vilela estará na UEPG para "Conversa entre Amigos"

http://portal.uepg.br/noticias.php?id=6658

02/10/2014 - 15h10 / Atualizada 02/10/2014 - 15h23

Luiz Vilela traz Perdição para o ‘Conversa entre Amigos’


Sobre o romance Sanches Neto diz que, com uma fatura realista, um uso musical da linguagem, e num estilo literário da oralidade, o autor constrói o seu romance de maturidade, em que o banal cotidiano dos personagens se manifesta como tragicomédia


por Marilia Woiciechowski
O programa ‘Conversa entre Amigos’ marca encontro com o escritor Luiz Vilela, em 03 de novembro de 2014, às 19h, no Auditório do Campus Central da UEPG (Praça Santos Andrade, 1). No encontro, a obra em pauta é o romance Perdição (Ed. Record, 2011), destacada como visceral – e um clássico por Whisner Braga, escritor.
Os participantes recebem gratuitamente a obra do encontro - e as primeiras 250 inscrições (http://eventos.uepg.br/conversaentreamigos/inscricoes.php) receberão o livro (pelo Correio) em casa. Considerado como único no Brasil, o Conversa entre Amigos incentiva a leitura através da adesão voluntária e gratuita e destina-se à comunidade universitária e em geral.
Com coordenação do professor doutor Miguel Sanches Neto, do Departamento de Letras Vernáculas da UEPG, o programa foi criado pelo engenheiro e deputado federal Marcelo Almeida, em fevereiro de 2014. Apaixonado por leitura, ele formou o primeiro núcleo de leitura do Departamento de trânsito do Paraná (Detran-PR), órgão do qual foi diretor geral. Na Câmara dos Deputados, criou a Frente Parlamentar Mista da Leitura. A dinâmica do professor Miguel Sanches Neto incorporou o projeto às atividades de extensão universitária da instituição.
Obra Prima
O espaço receptivo do programa traz, em novembro, um momento de comunhão artística pela palavra em cena com Perdição que Fábio Lucas, crítico literário, considera uma obra prima. À beira de um lago, na pequena cidade de Flor do Campo, em Minas Gerais, um jovem, Leo, é convidado para ingressar nas fileiras da organização religiosa comandada por Mister Jones, e se torna o Pastor Pedro.
Essa trajetória é narrada por seu melhor amigo, o jornalista Ramon, formado em Letras. O fio condutor é o que os conhecidos de Leo relatam sobre sua presença, como pastor no Rio de Janeiro. O romance traça um painel do Brasil do início do terceiro milênio. A inspiração bíblica perpassa cada página do romance, e a tragédia final que envolve as personagens ecoa os impasses da civilização ocidental.
O Escritor
Luiz Vilela (Ituiutaba, 1942) ganhou, em 1967, aos 27 anos, com seu primeiro livro “Tremor de terra”, em Brasília, o Prêmio Nacional de Ficção, superando diversos autores consagrados da literatura brasileira. “Os Novos”, seu primeiro romance, provocou polêmicas, em 1971, por se tratar de “um retrato tanto mais cruel quanto menos contestável" da intelectualidade brasileira de então, como registra Wilson Martins. Ganhou o Jabuti, em 1974, com o livro de contos "O fim de tudo", lançado no ano anterior.
Com contos, romances e novelas publicados em países como Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra, Itália, o escritor ganhou recentemente o Prêmio de Melhor Livro de Ficção de 2013 da Academia Brasileira de Letras. O prêmio foi para "Você Verá", contos. O romance "Perdição" garantiu ao autor o Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil 2012. Hoje, em sua obra, conta com sete coletâneas de contos, dezesseis antologias individuais, três novelas (uma quarta, "O filho de Machado de Assis", está anunciada para 2015) e cinco romances.
Visite o blog do autor: Grupo de Pesquisa Luiz Vilela. Para outras informações sobre o programa ‘Conversa entre Amigos’, os interessados devem acessar http://eventos.uepg.br/conversaentreamigos/index.php.

Nenhum comentário:

Postar um comentário