quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Você Verá - 1

A ARTE CONCENTRADA DO CONTO:
LUIZ VILELA LAN
ÇVOCÊ VERÁ

              Rauer Ribeiro Rodrigues
Ficcionista, professor,
crítico literário

A sétima coletânea de contos do ficcionista mineiro Luiz Vilela, Você Verá, que acaba de sair pela Editora Record, mantém o vigor inaugural do criador inquieto diante de um mundo duro, uma sociedade mesquinha e uma civilização em crise, de pessoas solitárias que tardiamente descobrem a necessidade de compartilhar suas dores.

Você Verá  contém onze contos, alguns publicados antes em jornais ou revistas literárias, impressos ou digitais. Temas marcantes em Luiz Vilela se fazem presentes, como a infância, a incomunicabilidade, o amor, as relações interpessoais, a morte, a política.

A forma narrativa preferencial continua sendo a do diálogo, em que a maestria do escritor mais uma vez se demonstra, estabelecendo variações ousadas, indo do monólogo à citação de falas passadas em falas do presente. Há, ainda, conto construído apenas com declarações isoladas de personagens que não trocam palavras entre si. De modo que o escritor mantém as características que o consagraram como o melhor criador de diálogos de toda a história da literatura brasileira, e acrescenta novas maneiras de contar. Vamos aos contos.

Em "Zoiuda", um professor algo misantropo se torna amigo de uma lagartixa.

Em "Era aqui", um casal dialoga, e o homem relembra episódio marcante de sua infância.

Em "O que cada um disse", um fato inesperado gera diversas reações, colhidas por um narrador que se circunscreve a dispor os comentários para os leitores.

Em "Céu estrelado", um homem de negócios retorna para casa na noite de Ano Novo e, após receber diversos telefonemas (da mulher, do sócio, do filho), entra em uma estrada secundária, desliga o carro e, deixando de participar da festa, "encostou a cabeça no banco, fechou os olhos e ficou ali, na escuridão, esperando passar o tempo, esperando o Ano-Novo passar".

Em "Todos os anjos", pai e filho pequeno conversam sobre... anjos

Em "O Bem", um advogado de sucesso narra episódios de um estranho amigo cujo apelido é Bem

Em "Quando fiz sete anos", a narrativa trata de um presente inútil dado por um avô ao neto, em evocação da personagem criança pelo narrador agora adulto

Em "Corpos", explode a violência de um tempo em que as máquinas dominam a vida humana, com a naturalização da morte como espetáculo

Em "Noite feliz", a personagem recebe parentes para o Natal, ou imagina que os recebe, e para eles prepara surpresa que é questionamento feroz dos fundamentos da civilização hebraico-cristã Ocidental

Em "Mataram o rapaz do posto", a violência que invade o cotidiano brasileiro, mesmo nas pequenas cidades do interior, tem uma clave de humor chistoso

Em "Você verá", a história do país é substrato amargo que lateja em diálogo prosaico ocorrido quarenta anos antes do diálogo ser narrado.

Os onze contos reunidos por Luiz Vilela desde o lançamento, em 2002, de A Cabeça, contêm força narrativa e qualidade estética para repetirem o mesmo fato que constatamos quando daquele lançamento: em algum momento, ao percorrermos as críticas publicadas, perceberemos que conto algum do Você verá ficará sem algum crítico o destacar como a obra-prima da coletânea.

Esta é a principal força deste novo livro: os contos de Luiz Vilela são sempre leitura indispensável.

Mesmo se aqui ou ali houver um tema repisado, mesmo que aqui ou ali uma solução narrativa seja revisitada, mesmo que eventualmente uma formulação estética seja retomada, cada conto de Luiz Vilela traz em si toda a arte concentrada da história do conto universal e do conto brasileiro, tornando-se modelar, exemplar, inesquecível.

 ao livro:  Você Verá.

                                          
                                          SERVIÇO

                       Lan
çamento do livro Você Verá
                       Dia 26 de novembro, 3a.-feira,
                       a partir das 19 horas:

                                        LIVRARIA MINEIRIANA
                                        Rua Paraíba, 1419 - Savassi
                                        Belo Horizonte -MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário