sexta-feira, 29 de novembro de 2013

LUIZ VILELA: UM REGISTRO FOTOGRÁFICO

          Há 50 anos, no dia 22 de novembro de 1963, morria o presidente americano John Fitzgerald Kennedy, assassinado por tiros de fuzil num desfile em carro aberto, em Dallas, Texas. A data ocupou, na última semana, as páginas dos jornais do mundo inteiro.
         Nos inícios de junho de 1969, Luiz Vilela voltava de Iowa City, Iowa, nos Estados Unidos, onde, por nove meses, estivera participando do International Writing Program. Depois de uma breve passagem por Chicago e a caminho de Nova York, onde embarcaria para uma temporada na Europa, ele fez uma breve escala em Washington, D.C.
         Na ocasião, na tarde do dia 8 de junho, Vilela, então com 26 anos, visitou a sepultura de Kennedy, no cemitério militar de Arlington. O momento ficou registrado em duas fotos, que pertencem ao seu arquivo pessoal e que, com a sua permissão, damos abaixo.

         Damos também, antes, reproduzida da Folha de S.Paulo, de 21 de novembro, uma foto recente (de Mandel Ngan/AFP), em que aparecem o presidente Barak Obama e mulher e o ex-presidente Bill Clinton e mulher diante da sepultura de JFK, numa cerimônia de homenagem a ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário