segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Estudo sobre Luiz Vilela foi apresentado no IFES

Alunos do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo apresentaram trabalho sobre a obra de Luiz Vilela. Reproduzimos abaixo o depoimento da aluna Bianca Hulle sobre a atividade.


DEPOIMENTO DE BIANCA HULLE

Estou no 4° do curso técnico de Mecânica integrado ao Ensino médio do IFES (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo). Na quinta-feira do dia 05/09/2013, minha professora Heloísa Tozzi de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira solicitou a nós, alunos, trabalhos sobre autores pós-modernos. A proposta era clara: cada grupo de 3 a 4 alunos estudaria duas semanas sobre autores como Luiz Vilela, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Rubem Fonseca, Guimarães Rosa, Luís Fernando Veríssimo, entre outros. Ao todo foram 10 autores. Heloísa pediu que nos trabalhos fossem abordados os seguintes assuntos:
·         Biografia do autor;
·         Contextualização no tempo/espaço;
·         Características do modernismo;
·         Características do estilo de escrita;
·         Obras/temas;
·         Análise de texto com a turma (resolução dos exercícios propostos no livro didático);


Abaixo uma foto do meu caderno com a anotação do trabalho requerido. 

No mesmo dia foram divididos os autores para cada grupo. Assim, saímos daquele dia com uma tarefa nova: conhecer, descobrir e nos aprofundarmos na vida desses autores. Para ser sincera, pouco conhecia de um ou de outro autor. E acredito que este meu desconhecimento fez criar em mim grande sentimento de curiosidade.

Meu grupo foi composto por Débora Maia, Juliana Oliveira e Ingrid Andrade. Fomos incumbidas de recontar a vida, obras, tudo sobre Luiz Vilela.

Assim como em outros trabalhos nos reunimos para estudarmos o autor e discutir a melhor maneira de apresentar para nossa turma já que não pretendíamos algo simples, queríamos realmente conhecer o Luiz Vilela e chamar a atenção dos outros alunos. Em relação aos estudos recorremos aos livros e principalmente à internet.
Quando descobrimos que Vilela era vivo, ficamos muito felizes e até surpresas, porque normalmente o que estudamos está muito distante de nós. Neste momento eu fiquei entusiasmada para conseguir alguma forma de contato com o autor. E foi então que a pesquisa foi tomando forma e tamanho. Enquanto navegava por “toda” a internet a procura de um e-mail, telefone, qualquer contato direto com o autor, minhas amigas estavam montando o trabalho. Até que a ideia de fazer um vídeo surgiu.

Inspiradas nos vídeos de um amigo da escola, Ivan Seidel, resolvemos produzir dois vídeos didáticos, um sobre a biografia do autor e outro sobre suas características como escritor pós-moderno. Para prepararmos o vídeo contamos com uma câmera, um tripé, muitas canetas coloridas, muitas folhas e principalmente, muita criatividade. Cada uma contribuiu com um pouquinho de ideias e aos poucos o vídeo sendo criado.

Abaixo fotos da montagem dos vídeos:


Já não estava tão confiante em conversar com autor, até porque, depois de muita procura consegui apenas mandar uma pergunta para um blog chamado GPLV (Grupo de Pesquisa Luiz Vilela). Não sabia se me responderiam. Então me engajei na edição dos vídeos.

No dia seguinte, surpreendentemente, recebi a resposta do organizador do blog, Rauer Ribeiro. Começamos a trocar e-mails e, cordialmente, Rauer mediou o contato com Vilela.  No dia 19/09/2013 eu e Juliana ligamos para Luiz Vilela. Esta foi a primeira vez em nossas vidas que falamos com um autor. Ficamos extasiadas e muito nervosas. Entre a minha voz tremula estava uma emoção, nunca antes sentida. A conversa durou mais ou menos 40 minutos. Ao final, marcamos outras ligações e aos pouco fomos conhecendo Vilela e ele foi nos conhecendo. Realmente, a cada ligação precisávamos tomar fôlego e espantar o nervosismo. Missão quase impossível.

Fotos do primeiro dia que conversamos com Luiz Vilela:



Os vídeos já estavam prontos, mas isso não parecia suficiente. Resolvemos fazer uma apresentação em Power Point para auxiliar o andamento da apresentação e mandar perguntas ao Rauer e ao Luiz Vilela para incrementarmos o trabalho. E foi isso que aconteceu. Infelizmente, as resposta de Vilela não chegaram a tempo, mas as do Rauer sim.

Em agradecimento a todo o apoio que tivemos fizemos outro vídeo, além dos previamente prontos. Este contaria com a “presença” do nosso intermediador, Rauer. Através da resposta em áudio que recebemos, montamos um vídeo em homenagem tanto ao GPLV quanto para o Luiz Vilela. Todos esses vídeos e o Power Point foram apresentados no dia 03/10/13. Graças a Deus tudo ocorreu como planejado e foi muito gratificante olhar para turma durante a apresentação e todos estarem olhando para o vídeo e nos escutamos. Acredito que do trabalho valeu a pena e que a nossa maior recompensa foi conversar e conhecer pessoas tão especiais como Rauer e Luiz Vilela.

Segue abaixo fotos da turma com a professora, da apresentação e o grupo:






Agradecimentos:
Amanda Lima (amiga do grupo): escolha da trilha sonora.
Ivan Seidel (amigo do grupo): empréstimo do tripé.

~ o ~
Para acessar o questionário respondido por Luiz Vilela, clique aqui. 

Para acessar uma síntese sobre o trabalho apresentado, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário