segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A defesa de Raquel Celita Penhalves dos Reis

Raquel Celita Penhalves dos Reis, integrante do GPLV, defendeu sua dissertação de mestrado na última quinta-feira, dia 29 de agosto. O trabalho O antropófago mineiro: um estudo sobre a ficção de Luiz Vilela foi orientado pelo prof. Rauer Ribeiro Rodrigues, que presidiu a banca, formada pelos arguidores professores doutores Luiz Gonzaga Marchezan (UNESP / Araraquara) e José Batista de Sales (UFMS / Três Lagoas).
Sob a metodologia da literatura comparada e valendo-se do conceito de intertextualidade, o trabalho explora a noção de antropofagia, proposta por Oswald de Andrade, em especial a partir dos estudos de Benedito Nunes em Oswald canibal. O corpus foi definido a partir de contos de Luiz Vilela que dialogam com algumas obras de alguns autores de língua inglesa (Mark Twain, Edgar Allan Poe, Ernest Hemingway, Katherine Mansfield e James Joyce, com pitadas de Virginia Woolf e Vladimir Nabokov).
Os objetivos do trabalho surgiram da reiterada afirmação de Luiz Vilela de que leu muito desde a infância, tendo nomeado entre os autores que lia alguns daqueles, de língua inglesa, investigados em paralelo com a obra do escritor mineiro, e também considerando a dissertação de Célia Mitie Tamura (UNICAMP), que afirma que Luiz Vilela se apropria (no sentido de plágio) da obra de alguns desses autores de língua inglesa.
Valendo-se, para empreender a comparação entre narrativas de Luiz Vilela e narrativas de autores de língua inglesa, de categorias da narrativa (narrador, personagem, enredo), de conceitos do âmbito da teoria do conto (epifania, iceberg) e da análise de aspectos da linguagem, o trabalho de Raquel Celita Penhalves dos Reis conclui que o procedimento de Luiz Vilela se insere melhor no âmbito do conceito de antropofagia.
Veja abaixo algumas fotos da defesa.
             Raquel, no início da Banca, apresenta sua pesquisa à Plateia que lotou a Sala de Defesa

          Raquel, com familiares e colegas, aguarda a deliberação da Banca
               Professores Marchezan, Rauer e Sales, no momento da leitura da Ata Final da Sessão, com o anúncio
                        de que Raquel Celita Penhalves dos Reis faz jus ao título de Mestre em Letras pela UFMS

2 comentários: