sexta-feira, 28 de junho de 2013

Clara Ornellas conclui avaliação externa do GPLV

A pesquisadora Clara Ávila Ornellas, professora-visitante do PPG-Mestrado em Letras da UFMS, entregou na tarde de hoje, em evento que ocorreu em uma sala do Mestrado, a "Avaliação externa do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela - GPLV / UFMS".

A professora proferiu a palestra "Pesquisa em fontes primárias", valendo-se, em diversos momentos, do trabalho desenvolvido pelo GPLV para exemplificar maneiras de elaborar e desenvolver projetos que envolvam fontes primárias e estudos de acervos de fortuna crítica. Além disso, pontuou os procedimentos imprescindíveis para a tarefa de pesquisa na área de Letras e de Estudos Literários.

O estudo da professora sobre as atividades desenvolvidas pelo GPLV contém quarenta folhas, constituindo-se praticamente em uma monografia acadêmica. Para proceder à avaliação, ela colheu depoimentos ou fez entrevistas com professores, com mestrandos, com egressos e com profissionais não ligados à área de Letras, mas com contribuição a fazer quanto às atividades desenvolvidas pelo Grupo, em especial para melhorias do Blog.

Eis o último parágrafo do trabalho:
Espera-se que este relatório contribua para reflexões do GPLV quanto à viabilidade das propostas apresentadas, selecionando as que julgarem cabíveis e passíveis de serem realizadas. Dado recorrente nesta avaliação encerra-se na perspectiva de que o Grupo de Pesquisa tem arregimentado esforços louváveis em relação à divulgação, estudo e informação sobre Luiz Vilela. A interação entre os membros tem se mostrado uma das principais qualidades que se espera quando se tem em mente a criação de um grupo de pesquisa. O incentivo mútuo para a participação em eventos, discussões críticas e publicações, entre outros aspectos, revela outra instância positiva do GPLV, bem como o esforço em conjunto para democratizar toda informação a respeito do escritor. Além disso, como se enunciou várias vezes neste texto, o blog ocupa espaço singular na projeção do autor mineiro e na divulgação de trabalhos científicos a ele atinentes. Esse espaço virtual vem oferecendo novas possibilidades para os estudos literários em termos de divulgação de produções acadêmicas que, em tempos anteriores à criação e popularização da internet era praticamente impossível ou pelo menos de muito difícil realização. E essa inovação fomentada pelo GPLV deve ser muito bem considerada pela comunidade científica brasileira, principalmente no que se refere a pesquisa na área de Letras.
Solicitaremos autorização aos entrevistados pela professora Clara para publicarmos, aqui no Blog, o inteiro teor da avaliação.

Por outro lado, para marcar este momento, republicamos ontem os primeiros registros sobre a criação do GPLV. Para ver, ou rever, essas notas, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário