quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Luiz Vilela e Clarice Lispector

LUIZ VILELA E CLARICE LISPECTOR

            No dia 10 de dezembro último, Clarice Lispector, que morreu há 35 anos, faria 93 anos. A data foi lembrada e a escritora homenageada nas principais cidades do país com palestras, amostras e publicações promovidas por várias instituições, dentro da programação Hora de Clarice, que aconteceu pelo segundo ano consecutivo.
            Em 1973, Luiz Vilela, que não chegou a conhecer pessoalmente a escritora, dela recebeu o telegrama que estampamos abaixo. Numa entrevista a Giovanni Ricciardi, em 2007, “Eu escrevo porque gosto de escrever”, Vilela conta como isso aconteceu:
            “Em 72, quando saiu a 3.ª edição do Tremor de Terra, eu tinha à disposição alguns exemplares, e como não havia mais necessidade de enviá-los à crítica, resolvi enviá-los a alguns dos ilustres nomes de nossas letras. Era uma espécie de teste: eu queria ver quem me responderia e quem não responderia. Só um escritor respondeu: Clarice Lispector. Só Clarice, com toda a sua fama de fechada, de estranha, de distante, teve esse gesto de delicadeza. Ela o fez por meio de um telegrama, que guardo com carinho e que na ocasião me deixou muito feliz: ‘Obrigada livro ótimo. Peço escrever-me.’ Aí veio para mim o segundo capítulo da história: ‘Escrever?’, pensei, ‘escrever a Clarice Lispector? Mas o que eu vou dizer a ela?’ Eu tinha, e continuo a ter, pela escritora uma grande admiração, mas era aí mesmo que estava o problema: o que eu ia dizer a uma pessoa que eu admirava tanto e com a qual nunca tivera, até então, nenhum contato? Fiquei nessa indecisão por muitos dias, e acabei não escrevendo. O tempo passou, os anos se passaram, e um dia, ao abrir o jornal, dou com a notícia da morte dela, prematura. Então me lembrei do telegrama e da minha indecisão, e pensei: ‘Eu devia ter escrito...’ Assim somos nós...”
            Na rara palestra que, a convite, Clarice deu em um congresso na Universidade do Texas, em 1963, intitulada “Literatura de vanguarda no Brasil” — palestra que ela daria também, depois, com alguns acréscimos, em cidades brasileiras e que foi incluída no seu livro póstumo Outros Escritos (Rocco, 2005) —, ela diz que “a vanguarda de 1922 continuou frutificando” e cita a seguir, como exemplo, alguns autores, entre os quais Luiz Vilela.
            Em 1967, quando Vilela publicou o Tremor de Terra e com ele ganhou, em Brasília, o Prêmio Nacional de Ficção, o Diário de Minas, de 22 de abril, dando a notícia, dizia sobre o autor: “Atualmente é secretário do Departamento de Filosofia, da Faculdade de Filosofia da UFMG, e está inscrito no curso de doutorado da mesma faculdade, preparando tese sobre a escritora Clarice Lispector.”
            A segunda informação é só em parte verdadeira: é que para a efetivação no cargo que passou a ocupar depois de formado no Curso de Filosofia, Luiz Vilela teve de se inscrever no “Doutoramento”, o que implicava na realização de exames iniciais e na futura apresentação de um trabalho acadêmico equivalente a uma tese, quando ele então escolheu como tema a obra de Clarice Lispector.     No início de 1968, sob a alegação de “contenção de verbas”, um grupo de professores da Faculdade foi demitido. Ainda que não desse aulas, Vilela estava entre eles. E, assim, o projeto sobre Clarice foi abandonado, sem ter sido sequer começado.
            Logo depois da demissão, convidado para trabalhar no Jornal da Tarde, Luiz Vilela mudou-se para São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário