quarta-feira, 3 de outubro de 2012

GPLV terá avaliação externa

Conforme previsto no Projeto de Pesquisa "A poética de Luiz Vilela", as atividades do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela - GPLV - passam, no último biênio de 2012, por análise de um avaliador externo. O perfil do analista é o de um professor doutor na área de literatura com experiência no estudo de acervos literários e de fortuna crítica.

A avaliação verificará o desenvolvimento, a pertinência, a constância e a qualidade das atividades do Grupo, desde o início das ações inerentes ao Projeto de Pesquisa que previa a criação do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela. O GPLV foi oficialmente fundado em maio de 2011, conforme ata disponível aqui.

Aavaliação verificará, ainda, se a coleta de acervo de e sobre Luiz Vilela, disponíveis nas diversas abas do blog, foram feitas de modo criterioso, se as fontes foram devidamente conferidas e referenciadas, se as informações publicadas respondem a critérios de relevância e se foram coligidas com adequado processo metodológico-científico.

Tal avaliação, institucionalmente desejada e prevista, se deve também ao fato de que é necessário extremo cuidado na pesquisa acadêmica, uma vez que as informações constantes na internet são, na maior parte das vezes, inconfiáveis. Para o trabalho acadêmico se exige rigor, metodologia teórica adequada, princípios republicanos e atuação ética — e também isso o verificador externo avaliará. 

O Grupo de Pesquisa Luiz Vilela é certificado pela UFMS e está registrado no CNPQ, conforme aqui. A última atualização foi em 30 de julho de 2012, e nela consta a seguinte informação quanto às repercussões do trabalho do GPLV:

Cinco pesquisas de mestrado em andamento, sendo quatro no Mestrado em Letras da UFMS, câmpus de Três Lagoas, e uma no Mestrado em Estudos de Linguagens, cidade universitária da UFMS, Campo Grande. Uma nova pesquisa iniciando no Mestrado de Campo Grande. Integrantes do Grupo apresentaram comunicações em diversos eventos ao longo de 2011 e de 2012, preparam o lançamento de um livro, com uma longa entrevista com Luiz Vilela, para lançá-lo em 2012 ou em 2013, e publicaram artigos em periódicos e em Anais de evento. Laura Eliane de Magalhães Alvarez Delgado defendeu sua dissertação no início de 2012. Fabrina Martinez de Souza, que participou do Grupo no segundo semestre de 2011 e no primeiro de 2012, deixou, a pedido, o Grupo. O blog do Grupo (gpluizvilela.blogspot.com) é constantemente atualizado, e o repositório da Fortuna Crítica do escritor mantido pelo GPLV, em < http://gpluizvilela.blogspot.com/p/fortuna-critica.html >, tornou-se fonte de consulta permanente para todos os estudiosos do Luiz Vilela, em particular, e de Literatura Brasileira Contemporânea, em geral.

À medida que tivermos laudos e pareceres da avaliação externa, eles serão publicados em novos posts do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário