terça-feira, 12 de junho de 2012

Ituiutaba discute extinção do CCLV

Do G1 Triângulo Mineiro - 12/06/2012 20h45 - Atualizado em 12/06/2012 20h45



Escritor de Ituiutaba, MG, pede que 

nome seja retirado de concurso 


Luiz Vilela diz que não foi informado sobre mudanças no regulamento.


Para Fundação Cultural, problema poderia ter sido evitado com telefonema.


                                               Luiz Vilela, em maio de 2011, em foto de Pauliane Amaral, do GPLV

Um escritor de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, se sentiu ofendido ao ter visto mudanças significativas no regulamento de um concurso de contos criado pela Fundação Cultural da cidade. Com isso, pediu para que o nome dele fosse retirado do título. Após a polêmica, Luiz Vilela não quis falar sobre o assunto, mas reafirmou o posicionamento.

Mas a polêmica poderia ter sido evitada, segundo Robert Rangel, presidente da Fundação Cultural. “A mudança não foi sem autorização porque ele poderia, inclusive, ligar para a gente e discutir sobre a iniciativa da comissão. A modificação não foi radical, ela apenas aprimorou para receber e dar mais transparência aos contos quando chegassem em Ituiutaba,” ressaltou.

Criado em 1984, o concurso tem o intuito de estimular e descobrir novos talentos. O nome foi uma homenagem ao trabalho do escritor Luiz Vilela, reconhecido pela crítica internacional. Depois de 28 anos a instituição que realiza o concurso resolveu fazer mudanças. O escritor disse não ter sido informado sobre as alterações e que nas últimas mudanças também não foi avisado.

“Houve uma comissão cultural que mandou o documento ano passado para a Fundação explicando que se essas mudanças ocorressem sem o Luiz Vilela ficar sabendo ele retiraria o nome dele. Ele não pensou duas vezes”, comentou o também escritor, Edson Muniz.

O escritor tijucano Luiz Vilela tem obras reconhecidas como “Tremor de Terra”, que ganhou o prêmio nacional de ficção em 1967. O terceiro livro de contos lançado em 1970 “Tarde da Noite”, foi adaptado pela Rede Globo e exibido em rede nacional.Agora o concurso vai ganhar outro nome que ainda não foi definido. A sugestão da comissão é “Concurso de Conto de Ituiutaba Águas do Tijuco”. Depois das mudanças, o diretor da Academia de Letras, Ênio Eustáquio Ferreira, ainda acredita que os candidatos não serão prejudicados. “O que interessa para os escritores é que haja o concurso com premiação boa e com a fabricação de livro”, conclui.


Veja reportagem da Rede Globo local em: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário