terça-feira, 22 de maio de 2012

Concurso de Contos é modificado e Luiz Vilela desautoriza Fundação Cultural

O Concurso de Contos Luiz Vilela é dos mais tradicionais e antigos hoje no País. Caracterizou-se, sempre, pela notável qualidade de suas Comissões Julgadoras, pela alto valor de sua premiação (durante anos foi o maior prêmio literário do Brasil), pela clareza, constância e equilíbrio de seu regulamento, pela qualidade dos contos concorrentes, pelos nomes que divulgou e por revelar novos talentos da ficção brasileira.

Em termos estruturais, na quase totalidade dos 21 concursos realizados até o ano passado, o prêmio era oferecido pela Prefeitura de Ituiutaba, a organização era feita pela Fundação Cultural de Ituiutaba e Luiz Vilela, como autor homenageado e cuja chancela referendava o Concurso no meio literário nacional e internacional, elaborava o regulamento e indicava as comissões julgadoras.

Tais fatos, públicos, foram divulgados em artigos diversos publicados nos últimos vinte anos na imprensa de Ituiutaba, seja por meio de informações oriundas da Prefeitura local, seja na divulgação do concurso ou de seus resultados, seja em avaliações do concurso por parte de jornalistas ou agentes culturais.

O 22º Concurso foi lançado há poucos dias (veja, aqui, nota de hoje em site especializado na divulgação de concursos literários; veja, aqui, o regulamento do concurso anterior). Por não seguir os critérios até então observados para a realização do Concurso, por não ter sido consultado e por sequer ter sido informado do lançamento dessa nova edição do Concurso, o escritor Luiz Vilela divulgou nota, que reproduzimos abaixo:


2 comentários:

  1. Amei a decisão.Pessoas querendo usar um concurso tão sério,em prol de campanha política, ou melhor,politiqueira.Pessoas que não entendem nada de regulamento e muito menos de literatura, merecem esta desautorização.Quem sabe assim, aprendem a trabalhar...
    Vilela, continuo te admirando mais e mais.
    Muito sucesso e muita luz.

    Sandra Modesto.

    ResponderExcluir
  2. Denise Patrão Untura Costa5 de junho de 2012 às 16:19

    Li no jornal agorinha q o concurso de contos da nossa cidades, tradicional e conhecido nacionalmente foi rebatizado como "Águas do Tijuco"....
    Linda referência ao nosso querido rio, mas a substituiçao do nome que homenageava o admirável escritor Luiz Vilela é digno de toda a revolta e protesto do mundo!

    ResponderExcluir