sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CARANDÁ nº. 3

A pesquisadora Wania de Sousa Majadas, doutora em literatura, tendo estudado a obra de Luiz Vilela no mestrado (1992) e no doutorado (2004), deixou na gaveta, por quase dez anos, uma resenha sobre a coletânea de contos A cabeça, lançada em 2002. A resenha veio a público no ano passado, na Carandá nº. 3, da página 301 à página 307. Abaixo, na imagem, estão os links de acesso à Revista.

Majadas é autora de O diálogo da compaixão na obra de Luiz Vilela, lançado em 2000 e reeditado em 2011, e de Silêncio em prosa e verso: minério na fratura das palavras, lançado em 2007.

Confira, logo após os links de acesso, o sumário do terceiro número da Carandá - Revista do Curso de Letras do Câmpus do Pantanal da UFMS.

Clique na imagem e leia a revista na internet; clique nos dados de identificação, abaixo da imagem, e baixe a revista em seu computador:

CARANDÁ
Revista do Curso de Letras do Câmpus do Pantanal – UFMS,
Corumbá, MS, maio 2011, n. 3


SUMÁRIO
 

ARTIGOS

O uso do comercial para o ensino de estratégias discursivas
Ana Claudia Turcato
Aurora Gedra Ruiz Alvarez
 
Palavra e poder
Carlos Antônio Magalhães Guedelha
 
Políticas linguísticas, representação e identidade no contexto plurilíngue brasileiro: panorama de um estudo em desenvolvimento na Amazônia Ocidental
Edson Santos da Silva Júnior
Mônica Maria Guimarães Savedra
   
Memória e interdiscurso: questões e reflexões
Fábio Araújo Oliveira
   
Observações preliminares sobre a técnica narrativa n’O Ateneu, de Raul Pompéia
Franco Baptista Sandanello
  
Terceira idade: uma proposta de estudo sobre o leitor e sua memória de leitura
Luciana Santos de Oliveira
  
Percepção de sons de língua estrangeira pelo modelo de assimilação perceptual
Mara Silvia Reis
  
A água e a seca: atalhos da oralidade
Maria Generosa Ferreira Souto
   
Textualidade: uma abordagem sobre seus critérios
Midiã da Silva Borges Gomes
Rosângela Maria Bessa Vidal
   
A dinâmica lexical da linguagem jornalístico-política em
textos escritos em língua portuguesa contemporânea
na última década do século XX
Pedro Antonio Gomes de Melo
   
A tradução como criação literária e as escolhas do tradutor
Rafaella Dias Fernandez
 
A criação do fantástico e do efeito de ambiguidade em “O capitão
do Estrela Polar”, de Sir Arthur Conan Doyle
Adolfo José de Souza Frota
   
A epopeia de Silviano Santiago: viagens na dependência cultural latino-americana
Angela Mascarenhas Santos
   
Sociedade e subjetividade em Os ratos, de Dyonélio Machado
Bárbara Del Rio Araujo
   
“A presença de tudo sempre perguntando” – a poesia de Alexander Search
Cíntia França Ribeiro
   
O contador de estórias: exercício do imaginário e da invenção
Rita Maria  Baltar Van Deer Laan
Ane Carolina Randig Tavares
Gisley Monteiro de Monteiro
   
O processo de formação d“A romana”: anotações sobre o romance de Alberto Moravia
Luciano Marcos Dias Cavalcanti
Cilene Margarete Pereira
   
Pornoerotismo ou arte pornoerótica? — A escritura obscena de Hilda Hilst
Mailza R. Toledo e Souza
   
A questão da morte e a existência humana: uma leitura de Aparição, de Vergílio Ferreira
Maria Cláudia Simões
   
A palavra (real) nada suave: alguns apontamentos sobre a poesia de Orides Fontela
Moisés Nascimento
   
Aspectos da estética barroca/neobarroca em Concerto barroco
Thiago Miguel Andreu
   
Almeida Garrett: a estética romântica nas artes cênicas portuguesas
Edson Santos Silva
   
Recepcionando Saramago: teoria, reflexão e prática em Todos os nomes e O homem duplicado
Rosemary Conceição dos Santos
 

LITER’ARTES

POESIA:

A poesia é um raro momento de liberdade!
Alexandre Paulo Loro


DOSSIÊ

Sintagma Verbal Simples: Verbos Apresentacionais Existenciais
Renan Bernardes Viani
Christian Botelho Borges
 Ivo Santos Escobar
Monise Martinez
Olívia Bueno Silva Fortes
Marcelo Módolo



RESENHA

Palavra e silêncio em Luiz Vilela
Wania de Sousa Majadas



SERVIÇO

CARANDÁ  —  Chamada e Normas Para Colaborações
 

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