quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Luiz Vilela fala sobre "Perdição"



Informamos, em postagem anterior, que recuperaríamos

entrevistas 
concedidas por Luiz Vilela, durante o longo

processo de escrita e lapidação 
do romance Perdição, e as

re-publicaríamos aqui. Trazemos abaixo a 
reprodução,

integral na parte que dedica a Luiz Vilela, de matéria

publicada 
no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, no dia 6 de

novembro de 2007, com o 
título "Da poesia étnica ao épico

bíblico: Curitiba Literária destaca poeta da 
geração beat e o

mineiro 
Luiz Vilela".



Já o mineiro Luiz Vilela participa do evento promovido pelo jornal Rascunho e vem a Curitiba derrubar o mito de que é recluso. Autor de Bóris e Dóris (Record), ele conta que já terminou o seu aguardado romance “épico de inspiração bíblica” Perdição, sobre um jovem pescador abordado por dois pastores de uma nova religião que o convencem a virar um pregador. O jovem viaja para a capital e acaba fazendo dinheiro com a fé alheia, e volta a sua cidade natal para experimentar a decadência moral e física.
“É um negócio do tipo ‘ascensão e queda’”, explica Vilela. A expectativa em torno do romance, que deve sair no ano que vem, se deve em parte pelo perfeccionismo do autor. “O texto está concluído e agora é o trabalho de lapidação”, diz, admitindo que esse momento é crucial porque se sente capaz de reescrever um texto inúmeras vezes, sem nunca considerá-lo pronto.
O livro faz referência ao episódio bíblico de Pedro, o pescador transformado em apóstolo por Jesus Cristo. Vilela conta que o livro fará jus à fama de suas histórias que sempre acabam de modo trágico. E diz que a citação à Bíblia nada tem a ver com afetações “pós-modernosas” (“Acho isso uma chatura”) e funciona mais como um ponto de partida para o enredo. 
Desnecessária 
“Essa pergunta é terrível e eu não tenho a resposta”, diz Vilela ao ser questionado sobre para que serve a literatura, idéia que costuma abrir todas as edições do Paiol Literário. “Penso que a resposta é desnecessária e que nunca me fez falta.”

Vilela tem 64 anos, é um entusiasta dos eventos literários e acha que qualquer iniciativa que procura divulgar a literatura “se justifica”. Porém, defende que “nada substitui o contato do leitor com os livros”. Embora goste do retorno dado pelos leitores, não é nem um pouco ansioso por tecnologias que tornem essa relação mais fácil ou freqüente demais. “Terceirizei tudo”, brinca. Não usa celular (“É uma coleira”), não tem computador nem e-mail. Escreve seus livros somente à mão e, depois de terminar a primeira versão, entrega para alguém digitá-la. Dessa forma, acredita que consegue ter os benefícios da tecnologia sem aturar a dor de cabeça que a acompanha. 
* * * * * 
Serviço: Curitiba Literária. Etno-literatura com Jerome Rothenberg. Tenda da Praça Osório. Hoje, às 19 horas. Entrada gratuita. 
Paiol Literário com Luiz Vilela, mediado por José Castello. Teatro Paiol (Pça. Guido Viaro, s/ n.º), (41) 3213-1340. Hoje às 20 horas. Entrada gratuita.

Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=710514
* * * * * 

Para ler a resenha



A DIVINA PERDIÇÃO

O épico bíblico de Luiz Vilela




clique
aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário